Resident Evil 4 (2023)
Olá, pessoal! Nos últimos anos, tem sido lançados vários remakes de clássicos da indústria dos jogos digitais, o que tem desagradado uma parte do público. Mas, pessoalmente, eu acho que essa é uma ideia fantástica!
A transição dos jogos 2D para o 3D gerou muita desconfiança no início, mas depois de alguns anos, grande parte dos desenvolvedores e consumidores passaram a abraçar a nova abordagem. Depois de alguns anos da consolidação dessa nova forma de explorar os jogos num ponto de vista 3D, grandes jogos foram aparecendo fortalecendo ainda mais a nova proposta, mesmo assim se pegarmos os grandes jogos do passado é fácil perceber que se tornaram datados, tanto na parte visual como na forma de jogar. Hoje em dia, a indústria de games cresceu exponencialmente e é dominada por jogos em 3D. As ferramentas disponíveis atualmente ajudam os desenvolvedores a criarem jogos com visuais incríveis, ambientes riquíssimos, personagens super realistas e jogabilidade mais dinâmica e acessível. Por isso, acredito que essa é uma grande oportunidade para as publicadoras e desenvolvedoras trazerem de volta grandes títulos que fizeram história no passado, com uma nova roupagem atualizada com as tecnologias disponíveis.
Felizmente, foi exatamente isso que a Capcom fez com o aclamado Resident Evil 4, jogo de ação com um pouco de elementos de sobrevivência e terror, o jogo original foi lançado em 2004 para o Game Cube da Nintendo, mas depois de um tempo acabou indo para várias plataformas, entre elas o Playstation 2.
Recentemente, joguei o remake deste clássico e, confesso, não sou fã da versão original, mas essa nova roupagem entrega uma experiência num outro nível graças às ferramentas mais modernas disponíveis atualmente.
Vamos falar da parte visual? Mesmo antes do lançamento, já demonstrava uma melhora fabulosa, com cenários, personagens e tudo muito bem feito. O motor gráfico RE da Capcom não desaponta e entrega visuais foto realistas de tirar o fôlego. A ambientação ficou mais convincente e sombria em determinados locais. A riqueza de detalhes e o cuidado para tornar cada ambiente mais imersivo tornando a experiência muito mais marcante e impressiona em vários momentos da jogatina. Eu mesmo zerei várias vezes e joguei mais de 110 horas, mas mesmo durante minhas últimas horas de jogatina antes de escrever este texto, fiquei impressionado com a qualidade visual do jogo.
E a parte sonora não decepciona! A dublagem dos personagens, tanto na língua inglesa como para o português, ficaram muito boas. A Capcom não deixou nós brasileiros na mão e os atores brasileiros deram um show na dublagem. A parte de música e sonoplastia está de altíssima qualidade, contribuindo muito para a melhora da jogatina.
A narrativa está fenomenal! Acertaram de forma impressionante. Todos os capítulos estão muito bem trabalhados, com uma excelente divisão entre momentos de diálogos com cenas digitais e momentos de jogabilidade. Momentos de tensão, ação e terror numa qualidade altíssima!
A jogabilidade não ficou para trás, houve melhorias expressivas que deixaram a nossa jornada no jogo muito mais dinâmica e responsiva. Deram também mais movimentos para o Leon, como agachar e finalizações furtivas, melhorando a interação com o game caso o jogador queira passar por locais de forma mais silenciosa. Os inimigos foram retrabalhados, fazendo com que sua inteligência artificial ficasse muito mais realista, o que proporciona desafios ainda maiores durante o jogo. A fluidez dos combates ficou excelente, com as armas tendo um peso e um feedback muito mais realista. A precisão e o controle sobre as armas também melhoraram bastante.
Enfim, o remake de Resident Evil 4 é um excelente exemplo de como atualizar um jogo clássico pode trazer novidades e melhorias significativas para a experiência do jogador. A Capcom fez um excelente trabalho em atualizar os visuais, melhorar a jogabilidade e aprimorar a narrativa. Ainda assim, respeitou a essência do jogo original, que conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo. Com isso, é possível atrair tanto aqueles que jogaram o original quanto os que nunca tiveram a chance de experimentar.
Para quem é fã da franquia, ou mesmo para quem está procurando por um jogo de ação e terror envolvente, Resident Evil 4 é uma excelente opção. Acredito que a tendência de atualizar jogos clássicos com tecnologias modernas é uma ótima forma de manter a história dos jogos vivas, além de proporcionar uma experiência única para novas gerações de jogadores. Resident Evil 4 é um jogo incrível, me impressionou a cada momento, mostra que apesar de não trazer nada inovador, quando bem feito, o jogo pode sim impressionar e entreter o jogador. Este jogo entrega uma jornada marcante e divertida. Mostrando que vale sim a pena trazer velhos clássicos para as novas gerações. E você, o que acha sobre o assunto? Já jogou o novo Resident Evil 4? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários
Postar um comentário